Editorial #12

0

Quando o Rodrigo van Kampen me convidou para cuidar da edição 12 da Trasgo, a primeira coisa em que pensei foi: “Ele vai se arrepender disso.” E a segunda: “Não deixe ele perceber, porque você quer a oportunidade.” Eu acho que, agora, ele já percebeu, mas é tarde demais e eu estou aqui.

Sempre foi uma das minhas ambições organizar um volume só com arte de mulheres. Eu sou fã da revista Lightspeed há anos e, obviamente, fã também da iniciativa Women Destroy Science Fiction!, uma edição especial que reuniu nomes como Kameron Hurley, N.K. Jemisin e Seanan McGuire. Mais do que destruindo a literatura especulativa, mulheres também estão reconstruindo-a, como sugere uma das nossas autoras, e já é mais do que hora de reconhecermos isso.

Junte-se a elas, então: reunimos aqui nomes que já ajudaram a fazer a história da literatura de gênero nacional, como Aline Valek, e um futuro em que sonhos podem literalmente ser comprados. Já Ana Cristina Rodrigues nos traz um cenário mais familiar: Niterói, onde bruxas e lobisomens estão à solta; enquanto M.M Drack retoma a histórica caça às bruxas, no interior das ilhas britânicas. Confira também novos talentos, como Anna Fagundes Martino e seu conto sobre viagem no tempo. Ou Júlia da Silva, que nos apresenta uma história em que dois amigos têm um plano muito simples: roubar uma nave. E, para finalizar, Gabriele Gomes Diniz nos traz um conto sobre uma mulher deparando-se com uma inteligência artificial que adquire mais consciência do que deveria.

Não importa pra qual lado sua preferência penda, fantasia ou ficção científica, as mulheres já estão aqui, já estavam aqui há muito tempo, e não pretendemos ir para lugar nenhum.


Recadinhos:

Seja nosso Padrim em padrim.com.br/trasgo

Acesse nossa lojinha em www.epic.art.br/trasgo

Acompanhe a gente no Twitter, Facebook ou pela newsletter, sempre tem novidades e coisas bacanas da literatura nacional compartilhadas por lá! Gostou, não gostou? Fale com a gente, queremos opiniões e reviews. Quer falar sobre a gente? Fique à vontade, você encontra imagens para postar em seu blog em trasgo.com.br/imprensa.


Créditos da edição

Organização: Clara Madrigano
Revisão: Lucas Ferraz e Enrico Tuosto
Ilustração: Amanda Duarte
Autoras: Aline Valek, Ana Cristina Rodrigues, Anna Fagundes Martino, Gabriele Gomes Diniz, Júlia da Silva e M. M Drack

Clara Madrigano
Clara Madrigano
Clara Madrigano é escritora e jornalista, finalista premiada pelo concurso de roteiros do produtor da BBC John Yorke.

Gostou desse conteúdo? Seja nosso padrinho ou madrinha e nos ajude a trazer mais autores e autoras na Trasgo! Com a partir de um real por mês você colabora com a revista e tem acesso a cursos, promoções e mais!

padrim-site Clique no banner ou acesse padrim.com.br/trasgo

Comente

Antes de enviar um comentário, por favor leia os Termos de Uso.