Editorial

6
Por

Bem vindos à revista Trasgo!

A Trasgo surge no mercado para preencher a lacuna deixada por uma série de revistas de contos que popularam o imaginário da ficção científica brasileira nas décadas de 70 e 80. Se hoje é possível criar uma revista sem os altos custos de impressão e logística, por outro lado é necessário um material de qualidade para se diferenciar no mar de sites e comunidades de contistas.

Esse é o objetivo desta revista. Em vez de concorrer com os fóruns, é um complemento, um espaço com curadoria forte para que os autores brasileiros e portugueses possam atingir um público além. E se a produção nacional de fantasia vem ganhando terreno nestes últimos anos, é hora de mostrar que também a ficção científica tem ótimos autores em língua portuguesa.

Para este piloto temos um belo conto dieselpunk, “Ventania”, um Mad Max no nordeste nacional, escrito por Hális Alves. “Azul”, da escritora Karen Alvares é um pequeno conto de terror que fará você nunca mais enxergar o Blue Man Group da mesma maneira. Também apresentamos “Náufrago”, de Marcelo Porto, um conto urbano com um toque sutil de ficção científica e “Gente é tão bom”, um conto de ficção científica no qual Cláudia Dugim destila todo o seu mau humor de modo bastante divertido. Fechando esta edição temos “A Torre e o Dragão”, obra de Melissa de Sá que brinca com esta estrutura clássica dos contos de fadas nas narrativas de fantasia.

A capa foi feita pelo artista Filipe Pagliuso, não perca a sua galeria e a entrevista que fizemos com ele. Nossas edições serão trimestrais, sempre com um ilustrador e autores diferentes.

Esta é uma edição piloto, com autores convidados. Para a próxima edição já estamos recebendo contos e ilustrações pelo site da Trasgo! Mande seu material para avaliarmos, queremos publicar fantasia de diversos estilos e ficção científica, da urbana à especulativa.

Este é apenas o início de nossa jornada. Você pode nos ajudar visitando o site da Trasgo, compartilhando-o nas redes sociais, enviando por e-mail para seus amigos ligados à literatura, ou que gostam de ler. O volume de leitores é a melhor garantia de que teremos cada vez mais edições! Você também pode acompanhar nosso Facebook, Twitter e cadastrar-se na newsletter para ser avisado em primeira mão das próximas edições.

Apertem os cintos, selem os cavalos e muito bem vindos à primeira de muitas edições da revista Trasgo!

Rodrigo van Kampen

Editor
Editor
Rodrigo van Kampen é escritor, editor da Revista Trasgo, redator publicitário e foge de moto nos fins de semana. Já publicou em coletâneas da Aquário, Draco e em publicações independentes. Mora em Campinas com sua esposa e uma vira-lata, escreve em viverdaescrita.com.br e pode ser encontrado no Twitter como @rodrigovk.

Gostou desse conteúdo? Seja nosso padrinho ou madrinha e nos ajude a trazer mais autores e autoras na Trasgo! Com a partir de um real por mês você colabora com a revista e tem acesso a cursos, promoções e mais!

padrim-site Clique no banner ou acesse padrim.com.br/trasgo

6 comentários

  1. Albarus Andreos / 20 de dezembro de 2013 at 20:57 / Responder

    Absolutamente genial a iniciativa, Rodrigo. Desejo sucesso e anos-luz de prosperidade!

    • Editor
      Editor / 4 de fevereiro de 2014 at 13:29 / Responder

      Muito obrigado! Ao infinito e além!

  2. Bruno Eleres / 21 de janeiro de 2014 at 23:50 / Responder

    Proposta super legal! Vou começar a ler a primeira edição agora =D

    • Editor
      Editor / 4 de fevereiro de 2014 at 13:30 / Responder

      Muito obrigado por todos os comentários, em cada conto. Os autores apreciaram bastante, eu também. :)

  3. Francine Porfirio / 3 de fevereiro de 2014 at 16:41 / Responder

    Olá! Adorei a iniciativa! Sou blogueira literária e gostaria de contribuir na divulgação. Vocês têm algum material promocional?
    Seria um prazer divulgar suas redes sociais e a revista. Se possível, adoraria entrevistar o editor!
    Obrigada. ;)

    • Editor
      Editor / 4 de fevereiro de 2014 at 13:31 / Responder

      Olá, Francine, toda divulgação é muito bem vinda! Vamos espalhar a Trasgo para todo mundo! Sobre a entrevista, entrei em contato com você por e-mail. ;)

Comente

Antes de enviar um comentário, por favor leia os Termos de Uso.