Zakuro Aoyama cria trabalhos impressionantes com pouco material. Texturas delicadas podem ser encontradas em seus desenhos monocromáticos à lápis, que parecem estar além deste mundo. Seus motivos são misteriosos e assombrados, mas nunca ameaçadores, permitindo ao observador permanecer em um estado de decadência romântica. Às vezes trabalha com composições em múltiplos quadros, convidando a juntar as narrativas contidas além do visual em seu trabalho.
A ilustração de capa que você produziu é fantástica! Qual a história por trás dela?
Bom, não tem nenhuma história pra essa ilustração.
A imagem tem um bom ar “analógico”, sem retoques. Quais as técnicas envolvidas? Teve algum trabalho digital sobre ela?
Raramente faço uso de recursos digitais em meus trabalhos. A técnica é aquarela sobre desenho a lápis. As cores são propositalmente supersaturadas e sem direcionamento de luz, tudo isso reverenciando tanto o barroco italiano quanto os gravuristas japoneses do período heisei.
Como é o seu processo criativo? Geralmente suas ilustrações começam de ideias, de rascunhos, de traços?
Tudo começa no traço para mim. em um pequeno layout decido a obra como um todo. Costumo trabalhar com aquarela, lápis e acrílico.
No que mais tem trabalhado? Algo que possa adiantar para a gente?
Estou ilustrando treze contos fantásticos do autor Douglas MCT para um livro. Também estou trabalhando ultimamente em uma hq de minha autoria, FERNEN, e trabalhando em algumas obras para uma exposição ano que vem. Óbvio que não estou contando os trabalhos para terceiros.
Para quem gostou do trabalho apresentado aqui e quer ir atrás de mais coisa e acompanhar sua produção, onde encontra?
Meu trabalho como ilustrador: behance.net/zakuro.
Meu trabalho pessoal: zakuroaoyama.tumblr.com