Entrevista: Lívia Stocco

0

Lívia Stocco nasceu e cresceu em Franca, interior de SP, seduzida pela fantasia desde muito cedo. Tímida, saía pouco de casa, e as aventuras das histórias lhe pareciam tão reais quanto o dia a dia. Lia, assistia e também criava desde menina – seu primeiro livreto ilustrado, chamado “O Azar”, é guardado pela mãe até hoje, e foi feito quando tinha entre 5 e 6 anos. No entanto, levou muitos anos para que concluísse seu primeiro romance, e mais alguns ainda para que ela pudesse olhá-lo com um olhar mais crítico e profissional, e finalmente ter coragem para mostrar o que escreve para outras pessoas.

Como surgiu a ideia para “Casa de Veraneio”? Onde você estava?

Depois do último filme sobre invasão alienígena que assisti, percebi o quanto os criadores dão importância para a raça humana, e pensei se uma espécie avançada de ET’s chegassem ao nosso mundinho, será que nos veria como um bem inestimável a ser dominado? Será que, ao perceber como destruímos nosso entorno, não nos considerariam só um tipo de doença, de praga?

Quanto tempo demorou para escrever o conto? O seu processo de escrita costuma ser sempre assim?

É um conto curto e escrevi em uma hora apenas. Foi rápido assim porque, como em todos os meus projetos, só começo a escrever quando já tenho a história completa na cabeça. Penso no tamanho que quero que ela tenha, em como quero começá-la e também no final, e só depois passo para o papel. Depois de muitos anos de idas e voltas com meu primeiro romance, esse foi o processo que deu certo pra mim, e é como eu escrevo tanto meus contos curtos, minhas noveletas ou meus romances mais longos.

Quais mídias mais te influenciam, e quais artistas dentro dessas mídias?

Livros, filmes, animes, desenhos e séries. Acredito que nossos ídolos nos influenciam, e sou fã de J K Rowling, porque acho que ela consegue desenvolver ótimos personagens junto com a história, e sempre tem algum com que podemos nos identificar. Também sou fã de Brandon Sanderson, porque acho a fantasia dele inovadora. Dos brasileiros, lia muito na minha infância a Coleção Vagalume e Monteiro Lobato, e hoje acompanho o trabalho de escritores desta nova fase da literatura nacional, como Ana Lúcia Merege e Felipe Castilho. Amo Tolkien, Suzanne Collins, Josh Malerman, Dan Brown e muitos outros autores, mas sou péssima com nomes de autores ou artistas, acabo lembrando mais dos títulos dos livros e dos filmes ou séries. Entre os filmes e séries que mais me influenciam até hoje posso citar todos os Indiana Jones, Walking Dead, a primeira fase de Arquivo X e também Yu Yu Hakushô e Caverna do Dragão. Gosto muito de uma boa aventura.

Você foi convocada para uma viagem sem volta à Marte e pode levar apenas um livro. Qual livro seria?

Vix, não pode ser meu Kindle? Teria que ser o que estarei lendo no momento da partida.

Onde podemos encontrar mais sobre você? Use este espaço para nos contar de qualquer projeto vindouro e deixar seu contato para as leitoras da Trasgo.

Nos links abaixo você encontra minhas páginas e informações sobre outros trabalhos meus, entre contos, romances e ilustrações. Atualmente estou terminando a diagramação do último livro da série de fantasia que escrevi, que será lançada ainda neste ano. Também tenho um canal e um site nas redes chamado “Fábrica de Mundos”, onde falo sobre o processo de criação de mundos imaginários, e quem quiser pode entrar em contato comigo por qualquer um desses canais:

ESCRITORA
https://www.facebook.com/liviastoccoescritora
http://liviastocco.wixsite.com/mundos

SÉRIE MUNDO DE BHARDO
http://liviastocco.wixsite.com/bhardo

FÁBRICA DE MUNDOS
https://www.facebook.com/fabricademundos/
https://www.youtube.com/fabricademundos
http://liviastocco.wixsite.com/fabricademundos

DEVIANTART
livia-stocco.deviantart.com

WATTPAD
wattpad.com/search/Linarel

Última pergunta: onde você construiria sua casa de veraneio?

Em alguma cidade tranquila à beira da praia. Possivelmente Araruama, em frente à lagoa.

Enrico Tuosto
Enrico Tuosto
Enrico Tuosto é escritor, revisor da Trasgo e rockstar fracassado. Também cuida das redes sociais e da newsletter da revista, mas o que ele gosta mesmo de fazer é jogar RPG. enricotuosto.tumblr.com/writing

Gostou desse conteúdo? Seja nosso padrinho ou madrinha e nos ajude a trazer mais autores e autoras na Trasgo! Com a partir de um real por mês você colabora com a revista e tem acesso a cursos, promoções e mais!

padrim-site Clique no banner ou acesse padrim.com.br/trasgo

Comente

Antes de enviar um comentário, por favor leia os Termos de Uso.