Galeria: Raitan Ohi

0

Entrevista: Raitan Ohi

Raitan Ohi, ilustrador e concept artist de São Paulo, é apaixonado por bichos, comida e cactos. Seu trabalho é mais voltado para o mercado editorial didático, ama desenhar para crianças e fazer fanarts de cultura pop.

De onde surgiu a ideia para a capa da Trasgo 18?

Gosto muito de universos distópicos, futuros alternativos e viagens espaciais.Fazem parte do meu acervo mais querido de referências coisas como Star Wars,Mad Max, Guardians of the Galaxy e Fallout 4. Pensei então que seria interessantecriar uma personagem que fosse como uma assassina profissional interespacialque juntasse um pouco dessas referências.

Como costuma ser o seu processo criativo? Essa capa seguiu esse mesmoprocesso?

Normalmente eu penso uma ideia geral de desenho e trabalho com rascunhosbem soltos e rabiscados em thumbnails, de forma a trabalhar a pose e organizaçãoda cena. Quando é com personagens, os rabiscos evoluem para uma construçãode personalidade/backstory/figurino e depois vou refinando conforme voufinalizando. Essa capa eu usei exatamente o processo que engloba essas duasdescrições, porém tentei variar meu estilo mais comum de trabalho para algodiferenciado com menos cara de cartoon e mais parecido com materiaispromocionais de games, buscando sair da zona de conforto e fazer uma arte maiscondizente com o teor da revista.

Se você pudesse criar apenas mais uma ilustração na sua vida, qualsentimento gostaria de passar com ela?

Energia, alegria, movimento.

Você está dirigindo numa estrada deserta. O que está tocando no rádio,quem está sentado ao seu lado, como é a paisagem em volta, qual o tipo deveículo que você está dirigindo e onde você quer chegar?

No rádio toca Vinicius de Moraes e Toquinho, do meu lado está a Lari, minhanamorada, ao redor tem árvores e um lago gigantesco, o veículo realmente tantofaz e quero chegar na casa da minha avó do Paraná, deitar na rede da varanda ecochilar lendo um livro.

O que você mais gosta de explorar na sua arte?

Gosto da ideia de dar vida aos desenhos. Gosto especialmente de desenharpersonagens e ambientes porque com eles podemos passar ideias e sensações,climas e personalidades. As artes que mais admiro são justamente as queconseguem parecer vivas à sua maneira.

Quais artistas e mídias mais te influenciam?

Comecei a desenhar assistindo clássicos Disney e lendo quadrinhos ainda bemcriança então acabam sendo as mídias mais influentes no meu imaginário artístico.Artistas de desenvolvimento visual para animações como Cory Loftis, Jin Kim eNico Marlet são alguns dos que mais me influenciam, e tenho dois ídolos absolutosque são Bill Watterson e Quino, quadrinistas. O que percebo de convergência noestilo de todos esses artistas fantásticos é a capacidade de dar vida e movimentopara seus personagens, com expressões corporais e faciais únicas, elementos quebusco incansavelmente no meu próprio trabalho.

Quais são os seus planos para o futuro? Algum projeto que queiracompartilhar com as leitoras da Trasgo? Use este espaço para deixar o seucontato com a gente.

Trabalho atualmente com ilustrações para livros didáticos e amo muito fazer isso.É uma área onde consigo trabalhar os elementos que citei, como expressividade evida no desenho, e para o público que mais sabe apreciar isso. Porém penso muitoem ir aos poucos me inserindo no meio de animação, sonho ainda trabalhar comconcept art para animações e character design. Por enquanto vou estudando comesse objetivo. Meu e-mail para contato é raitan@outlook.com.

Última pergunta: qual o nome da personagem da capa da Trasgo 18?

Foi numerada quando nasceu como TX091-K mas pode chamar de Tex.

Enrico Tuosto
Enrico Tuosto
Enrico Tuosto é escritor, revisor da Trasgo e rockstar fracassado. Também cuida das redes sociais e da newsletter da revista, mas o que ele gosta mesmo de fazer é jogar RPG. enricotuosto.tumblr.com/writing

Gostou desse conteúdo? Seja nosso padrinho ou madrinha e nos ajude a trazer mais autores e autoras na Trasgo! Com a partir de um real por mês você colabora com a revista e tem acesso a cursos, promoções e mais!

padrim-site Clique no banner ou acesse padrim.com.br/trasgo

Comente

Antes de enviar um comentário, por favor leia os Termos de Uso.