Editorial

Bem vindos à revista Trasgo!

A Trasgo surge no mercado para preencher a lacuna deixada por uma série de revistas de contos que popularam o imaginário da ficção científica brasileira nas décadas de 70 e 80. Se hoje é possível criar uma revista sem os altos custos de impressão e logística, por outro lado é necessário um material de qualidade para se diferenciar no mar de sites e comunidades de contistas.

Esse é o objetivo desta revista. Em vez de concorrer com os fóruns, é um complemento, um espaço com curadoria forte para que os autores brasileiros e portugueses possam atingir um público além. E se a produção nacional de fantasia vem ganhando terreno nestes últimos anos, é hora de mostrar que também a ficção científica tem ótimos autores em língua portuguesa.

Para este piloto temos um belo conto dieselpunk, “Ventania”, um Mad Max no nordeste nacional, escrito por Hális Alves. “Azul”, da escritora Karen Alvares é um pequeno conto de terror que fará você nunca mais enxergar o Blue Man Group da mesma maneira. Também apresentamos “Náufrago”, de Marcelo Porto, um conto urbano com um toque sutil de ficção científica e “Gente é tão bom”, um conto de ficção científica no qual Cláudia Dugim destila todo o seu mau humor de modo bastante divertido. Fechando esta edição temos “A Torre e o Dragão”, obra de Melissa de Sá que brinca com esta estrutura clássica dos contos de fadas nas narrativas de fantasia.

A capa foi feita pelo artista Filipe Pagliuso, não perca a sua galeria e a entrevista que fizemos com ele. Nossas edições serão trimestrais, sempre com um ilustrador e autores diferentes.

Esta é uma edição piloto, com autores convidados. Para a próxima edição já estamos recebendo contos e ilustrações pelo site da Trasgo! Mande seu material para avaliarmos, queremos publicar fantasia de diversos estilos e ficção científica, da urbana à especulativa.

Este é apenas o início de nossa jornada. Você pode nos ajudar visitando o site da Trasgo, compartilhando-o nas redes sociais, enviando por e-mail para seus amigos ligados à literatura, ou que gostam de ler. O volume de leitores é a melhor garantia de que teremos cada vez mais edições! Você também pode acompanhar nosso Facebook, Twitter e cadastrar-se na newsletter para ser avisado em primeira mão das próximas edições.

Apertem os cintos, selem os cavalos e muito bem vindos à primeira de muitas edições da revista Trasgo!

Rodrigo van Kampen

Author: rodrigovk

7 thoughts on “Editorial

  1. Olá! Adorei a iniciativa! Sou blogueira literária e gostaria de contribuir na divulgação. Vocês têm algum material promocional?
    Seria um prazer divulgar suas redes sociais e a revista. Se possível, adoraria entrevistar o editor!
    Obrigada. ;)

    1. Olá, Francine, toda divulgação é muito bem vinda! Vamos espalhar a Trasgo para todo mundo! Sobre a entrevista, entrei em contato com você por e-mail. ;)

  2. Pessoal, parabéns, excelente iniciativa! Tomei conhecimento do projeto um pouco tarde, mas já virei fã de carteirinha.
    Queria saber se existe algum fórum em que os leitores discutem o material da revista.
    Grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *